EMPRESAS GLOBAIS APROVEITAM POTENCIAL DE CONSUMO DOS GAMERS PARA FORTALECER SUA MARCA DENTRO DO CENÁRIO BRASILEIRO

A presença de um público fiel, formado por milhares de jovens e antenado em inovação e tecnologia, fez com que empresas de diversos ramos mirassem suas ações para o mundo dos esportes eletrônicos.

A pandemia não impediu que marcas globais se atentassem para o potencial destes consumidores, que estão conectados durante várias horas do seu dia. As ações pensando neste nicho vão muito além de empresas que atuam diretamente com os gamers. O cenário mundial de games e e-sports mostra uma curva ascendente nos últimos anos, assim como as receitas geradas por suas atividades. O número de fãs e praticantes cresce a cada ano, assim como os eventos, projetos e campeonatos.

Nomes como de Banco do Brasil, BMW, Next, Red Bull, BS2, Banco Inter, Coca-Cola, entre outras, tentam conquistar a fidelidade dos amantes de esportes eletrônicos.  

As marcas estão de olho no mercado gamer

“O público do e-sports representa uma nova audiência. Afinal, eles são parte das gerações mais novas que nasceram em um mundo digitalizado e conectado. Esse público busca marcas que fazem parte desse universo tecnológico, dinâmico, transformador e em constante evolução. E tudo isso tem relação direta com a BMW, que se reinventa há mais de 100 anos, que está na vanguarda tecnológica e da eletrificação, na liderança da mobilidade premium”, comenta Jorge Junior, head de marketing da BMW no Brasil.

A empresa se tornou a primeira fabricante automotiva a patrocinar a paiN Gaming, conceituada organização de e-sports. “O e-sports proporcionam adrenalina por meio da tecnologia. Acreditamos que essa união irá incentivar este que já é um dos esportes mais importantes e eletrizantes do planeta. Queremos nos posicionar ainda mais próximos das novas gerações que nasceram em um ambiente digital e totalmente conectado”, reforça Junior.

A Pain Gaming também contou com apoio do Banco BS2, que entrou neste universo ainda em 2020, patrocinando também a Vivo Keyd. “Além dos patrocínios desses times, marcamos nossa presença com a criação de um perfil gamer diferenciado nas principais redes sociais. Certamente, esse é um mercado de grande potencial, com atletas e visibilidade relevantes para o mercado financeiro. Buscamos alcançar um público com alta aderência a um de nossos principais produtos, a conta internacional, que oferece economia para os gamers e influencers que fazem operações, recebimentos, compras e pagamentos em dólares. Este é um mercado em aceleração, com jovens, extremamente dedicados, que se tornaram profissionais na área e grandes empreendedores em pouquíssimo tempo, fato que despertou interesse em grandes empresas de diferentes áreas”, analisa Flávia Barros, CMO do Banco BS2.

Contato aberto

As empresas aproveitaram as plataformas e redes sociais para interagir diretamente com os jovens, aproveitando nomes conhecidos e com grande poder como formadores de opinião. Twitter, Facebok, Instagram e Twitch foram algumas das ferramentas usadas para se aproximar do público-alvo.


“O universo gamer tornou-se um fenômeno, com quebra de recordes de público de todas as idades. É uma indústria que oferece serviços e projetos ousados ao mercado, trazendo à cena profissões e conexões sintonizados com a modernidade. O Game Talks BB conecta a marca a novas audiências, ao disponibilizar uma proposta de valor para além dos serviços financeiros prestados pelo banco, que se insere nesse cenário criativo e diversificado, como um parceiro dos apreciadores dos e-sports”, afirma diretora de marketing e comunicação do Banco do Brasil, Paula Sayão.

Em abril, a Red Bull ampliou a sua atuação no cenário de games promovendo campanhas para atingir os fãs de diversas modalidades. Seja com experiências exclusivas ou criação de conteúdo, os fãs de jogos eletrônicos foram impactados por três eventos e campanhas distintas, mas que se entrelaçam, por meio de jogos que estão entre os favoritos deste público como LoL, Among US, Fifa, Fall Guys e Valorant.

Todas essas ações mostram os passos da Red Bull em se posicionar ainda mais no universo gaming. Em dezembro de 2020, a marca fechou uma parceria com a T1, tradicional agremiação de e-sports e casa do ‘Faker’, astro do LoL.

Por Daniel Ottoni

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