Flamengo é um dos que ‘puxa’ fila de clubes de futebol que investem no PES.
Cientes do potencial dos e-sports, empresas e clubes de futebol vão entendendo melhor o cenário e público que podem ser explorados de diversas formas. A criação de uma equipe de PES por parte do Flamengo, em agosto de 2020, com jogadores, influencer e um responsável pelo comando do time, mostra um caminho que tem tudo para se tornar sem volta.
Enquanto na Europa, o investimento e valorização são grandes, no Brasil a situação é diferente com uma longa trajetória de avanços ainda sendo buscada. “Esperamos que a temporada 2021 seja melhor, o Brasil é o maior consumidor do mundo de PES e não deveria ficar de fora de grandes ideias e projetos. Os melhores jogadores também estão aqui”, garante Vitor Abdalla, jogador do time.
Vitor treina de seis a oito horas por dia para fazer valer sua credibilidade no cenário. As horas de treinos, a dedicação de anos e os títulos conquistados, no entanto, ainda esbarram no preconceito. “Isso ainda acontece com alguma frequência. Quando falo que sou um jogador profissional, as pessoas pensam que estou brincando, que passo o dia jogando video game como se não fizesse nada da vida. É uma forma antiga de se pensar, vai ser algo difícil de mudar a curto prazo. Vamos precisar fazer um trabalho muito bem feito para que, no futuro, passemos por cima disso”, comenta Vitor, campeão das Américas em 2019 e 3º lugar no Mundial.
Quem também faz parte do time é Darllan Gomes, de 32 anos, que atua como influencer há cinco anos, sendo responsável pelo canal no youtube ‘DR18 gamer’, com mais de 120 mil inscritos. “Dedico de oito a 10 horas por dia com o meu canal. Recebi algumas propostas neste tempo, mas não aceitei, preferi seguir investindo no meu canal. Mas, quando chegou a oferta do Flamengo, meu clube do coração, o maior do mundo, não pude recusar. Não consigo descrever o sentimento de ser o influencer de PES do Flamengo. O preconceito realmente existe, mas vejo muitos clubes entrando neste ramo, é uma tendência mundial. Isso vai ajudar a acabar com esse preconceito”, pontua.
O responsável por comandar a equipe é Edson Barão, que tem a função de ser o manager. Mesmo não ‘entrando em campo’, ele é responsável pelos resultados, levando para o Flamengo experiência de 15 anos no ramo. “Trabalho com montagem de elenco, captação de parceiros, gestão do grupo e planejamento estratégico. A parte de gestão de pessoas é o maior desafio, o lado psicológico precisa ser trabalhado o tempo inteiro. Todo trabalho com o Flamengo é desafiador, o nível de cobrança, pelo tamanho da torcida, é incrível. No Flamengo, precisamos vencer e convencer, é uma instituição que detesta perder e o fracasso não é uma opção”, reforça.
Por: Daniel Ottoni